Projetos

O seu dinheiro de volta. E o seu cliente também.

Cliente Monest
Ano 2018
Tipo Startup

Cenário

Uma pesquisa de 2018 (PEIC) mostra que 57% das famílias brasileiras estão endividadas, sendo que 45% destas famílias têm dívidas em atraso. O grande problema é que o mercado tradicional de cobrança trabalha com grandes contas de clientes, e as menores não entendem de cobrança. Com a ascenção de tecnologias como Machine Learning e Big Data, atualmente é possível criar sistemas automatizados de cobrança, com índice de confiança superior a 80%.

Problema

Pequenas e médias empresas não entendem de cobrança. Para empresas de cobranças tradicionais, gerir essas carteiras é um processo custoso.

Oportunidades

Diferente de outras empresas de cobrança, a Monest foca em empresas de pequeno e médio porte. Essas empresas acumulam, cada uma, uma média de R$ 1M em inadimplência.

Machine learning e inteligência de negócios

A Monest é uma startup de automatização de cobranças para pequenas empresas. O serviço da fintech foi criado usando Machine Learning e Predição de padrões. O foco do serviço é encontrar as melhores ofertas para o devedor e qual o melhor contexto para abordá-lo.

Branding

Após as etapas de pesquisa e modelagem de negócio e, pautadas por elas, iniciou-se o branding pela definição do naming. Para gerar hipóteses, foi criada uma ferramenta em Python que gerava nomes por análise combinatória, a partir de uma lista de palavras-chave. Após algumas interações e validações de conceito, nasceu o nome Monest.

Design Thinking & Lean Design

O projeto foi desenvolvido sob a premissa fail-fast. Todo o processo de concepção da ideia foi regido sob a metodologia Hero Design Toolbox, que faz uso de metodologias e ferramentas de Design Thinking e Lean Design. Durante todo o processo foram conduzidas etapas de imersão, prototipação, testes de usabilidade e testes A/B. Para validar o conceito, foram usados protótipos de alta fidelidade com clientes reais com carteiras do segmento de educação.

Relacionamento e negociação

Para criar uma experiência de negociação online, mapeamos a jornada do devedor com os pontos de tomada de decisão e elaboramos conteúdos que auxiliam em todas as etapas. Além de fazer a cobrança, focamos no relacionamento entre a empresa e o devedor para que a empresa receba seu dinheiro de volta e o seu cliente também.

Conquistas

Tempo de entrada

Otimizamos para menos de 30 minutos o tempo para configurar uma operação de cobrança que antes demorava de 1 a 3 meses.

Relacionamento

Juntamente com a recuperação de crédito conseguimos criar um canal de relacionamento para que empresas consigam reativar seu clientes.

Desafio Paraná de Startups

O projeto recebeu o prêmio Desafio Paraná de Startups, como um dos mais inovadores do estado.