Projetos

Inovando o setor ferroviário

Cliente Rumo
Ano 2016
Tipo Mobile

Cenário

Um maquinista passa aproximadamente 95% do tempo de trabalho fora das bases de operação da ferrovia. Atividades corriqueiras como trocar mensagens, consultar holerite e bater ponto confirguram-se como problemas neste contexto. Além disso, mais da metade da malha ferroviária não possui cobertura de rede de dados e telefonia. Com a aquisição da antiga ALL pelo grupo Cosan, nasce a Rumo, com o grande desafio de trazer inovação para um segmento que possui maquinário fabricado na década de 1970.

Conectividade de rede

Mais de 60% da malha ferroviária, composta por regiões de serra, interiores e zonas rurais, não possuem cobertura de rede de dados e de telefonia.

Equipamento defasado

A idade média das locomotivas era superior a 40 anos. Um computador de bordo recém instalado permitia uma interface digital, mas sem muitos recursos.

Design Thinking

Para compreender melhor o contexto e fomentar o surgimento de ideias melhores, conduzimos diversas etapas de imersão com stakeholders e setores envolvidos, identificando insights e necessidades específicas relacionadas ao dia-a-dia dos maquinistas. A partir deste cenário, foram modeladas várias ideias, que foram então testadas com usuários reais, usando protótipos interativos, culminando em relatórios de análise heurística e de usabilidade, que foram usados para validar as ideias.

Novas ideias

Como resultado do processo de design thinking, foram criadas novas features e interações. Vários problemas técnicos foram superados e o projeto deu origem a uma área de mobilidade, responsável pela implementação deste e de outros projetos de transformação digital da Rumo.

Conquistas

Novas features

Foram criadas novas features, relacionadas ao processo de trabalho, condução, comunicação e controle.

Interações Offline

Foi criado um sistema de sincronização de dados que possibilita a interação mesmo em contextos sem conectividade.

Hardware Integrado

Nova tecnologia que integra o smartphone do maquinista ao CBL da locomotiva.

Usabilidade

Os testes de UX do app tiveram resultado superior a 90% de aproveitamento pelos usuários.

Automação de Processos

Mais de 70% dos quase 1.600 maquinistas já utilizam o aplicativo, automatizando tarefas do dia-a-dia.

Prêmio Oracle

O projeto recebeu o prêmio Oracle Mobile Solutions, como um dos mais inovadores do mundo.