Projetos

Como melhorar a experiência do usuário de um porto de contêineres?

Cliente Terminal de Contêineres de Paranaguá
Ano 2018
Tipo Design System

Cenário

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) movimenta em média 1240 contêineres por dia. Só em 2018 foram 724 navios operando. O porto se modernizou nos últimos anos e a maioria das operações antes feitas no papel tornaram-se digitais. O rápido crescimento das informações disponíveis no Portal do Cliente TCP fez com que a usabilidade, arquitetura da informação e a experiência do usuário fossem deixadas de lado.

Desafios

O desafio foi entender e atuar em um portal complexo, em tempo real, junto as atividades do porto, aprimorando a experiência do usuário através da mudança cultural no cliente, tudo isso em uma operação que é 24/7.

Incentivar a mudança de cultura nas equipe responsáveis pelo projeto, promovendo exercícios de design, aproximação os tech leaders da realidade do seu usuário. Compreender a complexidade de um porto em movimento, com inúmeros fluxos e processos, dezenas de personas possíveis e requisições diárias.

Design Sprint

Provocamos analistas e desenvolvedores a participarem do projeto do portal do cliente TCP e idealizamos juntos os processos necessários para melhorar as experiências levantadas nas entrevistas com os usuários, dividindo ownership.

Imersão

Foram idas e vindas da squad Hero99 ao Porto de Paranaguá para fazer entrevistas com os usuários e ver de perto como os processos eram feitos por eles.

Conquistas

Cultura

Mudança de cultura para foco 100% centrado no usuário.

Metodologia

Desenvolvimento baseado em testes de usabilidade.

Features

Novas funcionalidades implementadas.

Ágil

Simplificação e agilidade na busca de dados (relatórios).

Timeline de processo

Nova feature de busca e acompanhamento do processo do contêiner simplificado dentro do portal.

Facelift

Interface completamente redesenhada inflight.