Projetos

Inovando a experiência do futebol brasileiro

Cliente Club Athletico Paranaense
Ano 2018
Tipo Web

Desafio

O Athletico Paranaense iniciou um grande reposicionamento de negócio, associado a um forte desejo de oferecer a melhor experiência do mundo para seus fãs. Parte desta estratégia contempla entregar conteúdos relevantes para seus fãs, na forma de fan-service, identificando as expectativas e desejos individuais e entregando uma experiência sob-medida para cada usuário.

Análise preditiva

Como conectar-se individualmente com cada torcedor, extraindo informações relevantes que se traduzam na forma de experiências únicas?

Segunda tela

Mais de 80% dos torcedores assistem aos jogos, tanto no estádio quanto pela televisão, utilizando smartphones como segunda tela.

Design Thinking

Para compreender melhor o contexto e potencializar a criação de ideias disruptivas, foi conduzido um processo de design thinking, contemplando etapas de imersão, brainstorming, pesquisa, prototipação e testes com usuários reais. O processo envolveu a participação direta desde a alta diretoria do clube, áreas técnicas, staff, líderes de torcida, torcedores e fãs em todo o mundo.

Design Sprint

Durante os ciclos de ideação, foram conduzidas design sprints para criar ideias de experiências que agregassem valor para os fãs, não apenas durante a experiência dos jogos, mas em todo o relacionamento com o clube.

Big Data & Machine Learning

Para criar experiências únicas, foram implementados recursos de machine learning e big data, que aprendem com o perfil de cada usuário e entrega experiências personalizadas. Ao navegar pelo site, cada usuário tem acesso a conteúdos únicos, baseado no seu perfil de navegação. Estes dados também são aproveitados para ampliar as conversões de vendas na loja e na filiação de novos fãs.

MatchDay

Em dias de jogo, os torcedores podem acompanhar os detalhes do jogo pelo smartphone, verificando lance-a-lance todos os detalhes da partida a partir do recurso de Match Day do Athletico.

Conquistas

Match Day

Os fãs podem usar o smartphone como segunda tela e acompanhar detalhes das partidas em tempo real.

Rede social

Foi criada uma rede social em que os fãs podem trocar fotos, informações e fazer amigos.

Nossa gente

Conheça a arena através de uma experiência 3D, que permite que os usuários naveguem entre as cadeiras e conheçam a história de outros torcedores.

Loja Personalizada

A API da loja conecta-se aos perfis sociais do usuário, identifica o perfil de consumo e oferece produtos direcionados.