design

Hero DSGN Toolbox

News
por hero99hero99

Como criar projetos inovadores, com equipes multidisciplinares, de forma ágil e eficiente? Através do Hero Design Toolbox.

Nós amamos o service design! Está em nosso DNA. Através dele, criamos serviços digitais para as mais diferentes plataforma. A filosofia do design propõe que o usuário seja colocado na centro da discussão e que todos os esforços sejam direcionados para criar valor para este usuário. Em um cenário cada vez mais competitivo, multicultural e com uma necessidade constante de inovação, nasce o Hero Design Toolbox, um framework de design criado pela Hero99, baseado em design thinking e lean design.

O que é design thinking?

É uma abordagem de design, que propõe a criação de ideias a partir da perspectiva do usuário. Para tal, faz-se necessária a devida compreensão de todo o contexto do usuário, a partir de etapas pré-estabelecidas. São elas: empatizar, definir, idear, prototipar e testar. Diferente da abordagem tradicional, neste modelo de raciocíonio o projeto não parte de soluções pré-estabelecidas. Mas visa a devida compreensão do contexto e dos problemas, para então criar e testar hipóteses que possam ser testadas.

Ciclo design thinking + Scrum

Apesar de eficiente, esta abordagem não resolve todas as demandas do dia-a-dia, uma vez que vários projetos já nascem com premissas pré-estabelecidas.

O que é lean design?

É uma filosofia baseada no conceito lean, que significa enxuto em tradução livre. Criada pela Toyota no século XX, esta abordagem visa a redução de desperdício e a eficiência máxima. Seguindo nesta linha, no lean design são criados menos entregáveis, com o objetivo de reduzir o volume de documentação e o desperdício de tempo. Desta forma, cada entregável pode ser rapidamente criado e validado, permitindo o encadeamente das tarefas e a construção incremental das ideias. Por ser focado na eficiência, esta abordagem isoladamente não produz inovação e não tem a capacidade de resolver todas as demandas.

Criando serviços inovadores com a Hero DSGN Toolbox

A Hero DSGN Toolbox é um framework criado pelo time de design da Hero99, apropriando-se de conceitos do Agile, do service design, do design thinking e do lean design. Cada projeto é único. Seja no contexto, nos usuários, nos requisitos, nos recursos ou na proposta de valor que está sendo criada. Por este motivo, não acreditamos em trilhos metodológicos. Trilhos são rígidos, inflexíveis, não possibilitam mudanças mesmo que positivas. Acreditamos em modelos ágeis, orgânicos, que façam bom uso do conceito fail fast! para produzir inovação para o projeto.

Partindo desta premissa, criamos uma trilha dinâmica e adaptável, tão versátil quanto uma caixa de ferramentas. A toolbox é formada por três grupos de ferramentas, que produzem entregáveis incrementais e que podem ser selecionadas conforme a necessidade de cada projeto. Esta metodologia foi carinhosamente batizada de Hero Design Toolbox, ou simplesmente DSGN Toolbox.

User Experience (UX)

O grupo de ferramentas de UX tem o objetivo de permitir o entendimento do contexto dos usuários, necessidades, desejos, perfil, etc. mapear os comportamentos-chave e planejar experiências que criem valor para estes usuários.

User Personas

São arquétipos dos usuários do serviço. Servem para identificar características fundamentais e necessidades dos usuários, proporcionando em uma melhor compreensão do público-alvo.

User Journey

São diagramas que representam a jornada do usuário antes, durante e depois do relacionamento com o serviço, destacando os principais pontos de contato, fluxos de informação, interesse, disponibilidade, atenção, presença, etc.

Consumer Touchpoints

É um diagrama que ilustra a percepção do usuário em relação ao serviço, durante os diferentes pontos de contato.

BPMN

É um fluxograma que permite a visualização do processo decisório do usuário ao utilizar o serviço. Podem ser identificados pontos de contato, decisão, oportunidades de interação e fragilidades do processo.

Service Map

É um mapa do serviço, que permite a hierarquia e a correlação entre todas as telas da aplicação.